Liz em Ação de Responsabilidade Social


Os programas da Empresa de Cimentos Liz desenvolvem ações na educação, cultura e meio ambiente.

 

O Liz em Ação de Responsabilidade Social é um conjunto de ações integradas que vem sendo desenvolvidas nos últimos anos nas cidades de Lagoa Santa e Vespasiano, pela Empresa de Cimentos Liz (ECL) a fim de contribuir para o desenvolvimento da sociedade como um todo. Constituem o Liz em Ação os programas Liz na Educação; Portas Abertas, Circuito Cultural e o Programa de Educação Ambiental (PEA).

 

Os projetos

O Liz na Educação tem capacitado educadores e fortalecido a gestão escolar, por meio da presença efetiva nas escolas e diálogo com as Secretarias de Educação dos municípios. Focado em gestão para o alcance de um melhor resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), o programa será desenvolvido na Rede Municipal de Educação de Vespasiano, atingindo as 35 escolas da cidade.

O Liz na Educação já beneficiou mais de 22 mil alunos, entre os anos de 2006 e 2015, 4.800 educadores e 56 escolas nas cidades de Vespasiano e Lagoa Santa.

 

O Programa de Visitas Portas Abertas, até 2015, recebeu mais de 6 mil visitantes, entre visitas escolares, técnicas, para a comunidade e família dos colaboradores da ECL. O objetivo do Portas Abertas é apresentar a empresa, desde o processo produtivo às ações socioambientais.

 

O Circuito Cultural são todos os projetos patrocinados pela ECL por meio das Leis de Incentivo à Cultura Municipal e Estadual, entre eles, o Corpo Cidadão –em 2015 atendeu 100 crianças e jovens de escolas municipais, sendo 50 alunos da E. M. de Educação Especial Vovó Mariquita (Vespasiano) e 50 alunos das E. M. Alberto Santos Dumont e Herculano Liberato de Almeida (Lagoa Santa). Os patrocínios também são destinados a eventos do calendário cultural do Estado, como o Festival de Inverno de Vespasiano e o Festival Internacional de Corais, de Lagoa Santa.

Em 2015, via Lei Municipal de Incentivo à Cultura, a empresa patrocinou o Jornal Equipe J. A distribuição é feita mensalmente para todos os alunos, de 7 a 12 anos,  da rede municipal de Vespasiano.

Em novembro de 2015, aconteceu o lançamento do Projeto Interação, patrocinado via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. O projeto atende 150 crianças de Vespasiano.

 

O Programa de Educação Ambiental - PEA é desenvolvido nas escolas e em bairros dos dois municípios. Com ações para crianças e adultos, já beneficiou mais de 5.000 pessoas por meio de atividades como oficinas, palestras, visitas, entre outras.  As E. M. Sebastião Fernandes, Elza Maria Dumont Toledo e E. M. Maria Aparecida Barros Santos foram beneficiadas com o programa.

A responsabilidade social é um dos compromissos assumidos pela Empresa de Cimentos Liz, principalmente, com as comunidades próximas à sua área de atuação.

 

Embora ampla, a rede Liz em Ação possui o objetivo comum de criar e fortalecer valores, contribuindo para o bem-estar social. Por isso, cresce a cada ano a parcela da comunidade beneficiada, visto que os participantes podem interagir entre os projetos e ter experiências em diversos deles.