Responsabilidade ambiental

Ao longo dos anos, a Empresa de Cimentos Liz buscou medidas para amenizar o impacto de sua atividade operacional na natureza e investiu em equipes de profissionais para cuidar da sua Gestão Ambiental e, com isso, proteger o Meio Ambiente e investir no desenvolvimento sustentável.

Ações como os sistemas de monitoramento foram algumas das medidas adotadas pela Cimentos Liz e expressam o compromisso e a transparência da empresa frente ao seu negócio e à população de Lagoa Santa e Vespasiano. Esses sistemas de monitoramento envolvem os controles: emissões atmosféricas, qualidade do ar, qualidade das águas e dos ruídos.

Além disso, a Cimentos Liz exige que sejam realizadas análises de riscos ambientais em todas as suas atividades e estabelece metas e objetivos direcionados ao cuidado com o Meio Ambiente.

Para isso, a empresa investe em tecnologia de última geração e em estudos que tragam soluções para a preservação ambiental e demonstra que sua política está alinhada a um dos princípios que regem a Sustentabilidade: o respeito ao Meio Ambiente e à Sociedade.


Sistemas de Monitoramento Ambiental

Monitoramento de ar

A Cimentos Liz mantém um programa de monitoramento ambiental com o objetivo de acompanhar sistematicamente os resultados das emissões atmosféricas nas fontes - chaminés.

Para isso, medidores opacimétricos - responsáveis por medir a concentração de poeira na saída das chaminés, operam 24h/dia em pontos estratégicos, tais como: filtro de mangas instalado nas saídas do forno de clínquer e moagem de cru, nas moagens de cimento e de combustíveis sólidos, no resfriador de clinquer, nos silos de cimento dentre outros.

Equipamentos como o Hi-Vol que monitora as Partículas Totais em Suspensão (PTS) e o PM-10, fazem parte de um conjunto de estações que gerenciam a qualidade do ar de Vespasiano e Lagoa Santa. As medições são feitas por empresas especializadas e os resultados são analisados pelos órgãos ambientais estadual.

Monitoramento de ruído

Para monitorar os ruídos gerados por suas atividades, a Cimentos Liz tem três pontos de referência próximos à Fábrica para medir o nível de ruído ambiental, conforme Norma Brasileira (NBR). No caso dos ruídos e vibrações gerados pelos desmontes de rochas na mineração, em Lagoa Santa (MG), a Cimentos Liz faz medições nos bairros próximos a cada evento, e os dados são encaminhados para avaliação dos órgãos ambientais competentes.



Monitoramento de água

Para monitorar a qualidade das águas, a Cimentos Liz retira amostras do Ribeirão da Mata, que tem trecho dentro das dependências da Fábrica. São monitoradas a montante (local onde a água entra no território da empresa) e a jusante (onde a água sai).

A qualidade da água dos poços artesianos é analisada criteriosamente. A mineração também está inserida no programa de monitoramento da qualidade das águas subterrâneas, por meio de poços piezométricos.

Coprocessamento

O coprocessamento é uma técnica que existe desde a década de 70 e é usada para destruir resíduos industriais de maneira responsável e definitiva, sem a criação de passivos ambientais.

Desde 2000 que a Empresa de Cimentos Liz utiliza essa técnica e reforça o seu compromisso com o Meio Ambiente e a sua responsabilidade com as Leis federais e estaduais que regem essa atividade.

O processo consiste em tornar a matéria a ser coprocessada em fornos, a uma temperatura de 1600⁰C, em energia e em componentes que serão agregados ao clínquer, produto essencial na fabricação do cimento.

O coprocessamento oferece inúmeras vantagens como a eliminação segura e definitiva de resíduos sem a geração de subprodutos, a redução da emissão de gás carbônico, o monitoramento constante das operações e a redução de utilização de recursos naturais não renováveis.

A Legislação da Conama 264, de 26/08/99, abrange o território nacional e é a responsável por estabelecer critérios para o coprocessamento e determinar o que pode ser coprocessado. Por outro lado, a Legislação Estadual, deliberação normativa 154, é responsável por restringir as questões referentes ao coprocessamento em Minas Gerais.





Clientes Coprocessamento

Os clientes interessados em enviar resíduos para o coprocessamento da Cimentos Liz podem preencher o formulário e, em caso de dúvidas, entrar em contato com o setor pelos telefones 2138-2473 ou 2138-2465.


Clique aqui e Preencha o formulário para os clientes do Coprocessamento

Confira as regras para estabelecidas pela Conama para o coprocessamento


Regra 1   |   Regra 2